Não há dose segura de agrotóxico

Roberta Jansen, O Estado de S.Paulo

Uma análise de dez agrotóxicos de largo uso no País revela que os pesticidas são extremamente tóxicos ao meio ambiente e à vida em qualquer concentração – mesmo quando utilizados em dosagens equivalentes a até um trigésimo do recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Encomendado pelo Ministério da Saúde e realizado pelo Instituto Butantã, o estudo comprova que não existe dose mínima totalmente não letal para os defensivos usados na agricultura brasileira.

A metodologia é considerada de referência mundial; de acordo com Mônica, os produtos, ‘se não matam, causam anomalias’ 

“Não existem quantidades seguras”, diz a imunologista Mônica Lopes-Ferreira, diretora do Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada, responsável pela pesquisa. “Se (os agrotóxicos) não matam, causam anomalias. Nenhum peixe testado se manteve saudável.” A pesquisa foi originalmente encomendada pelo Ministério da Saúde à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em gesto considerado corriqueiro entre institutos de pesquisa, a Fiocruz pediu ao Instituto Butantã que realizasse o estudo, uma vez que tinha mais expertise nesse tipo de trabalho.

 

No Butantã fica a Plataforma Zebrafish – que usa a metodologia considerada de referência mundial para testar toxinas presentes na água, com os peixes-zebra (Danio rerio). Eles são 70% similares geneticamente aos seres humanos, têm um ciclo de vida curto (fácil de acompanhar todos os estágios) e são transparentes (é possível ver o que acontece em todo o organismo do animal em tempo real). O laboratório pertence ao Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De acordo com o pedido do Ministério da Saúde, os cientistas testaram a toxicidade de dez pesticidas largamente utilizados no País. São eles: abamectina, acefato, alfacipermetrina, bendiocarb, carbofurano, diazinon, etofenprox, glifosato, malathion e piripoxifem. As substâncias são genéricas, usadas em diversas formulações comerciais.

Os pesquisadores testaram diferentes concentrações dos pesticidas, desde as doses mínimas indicadas até concentrações equivalentes a 1/30 dessas dosagens. As concentrações dos pesticidas foram diluídas na água de aquários contendo ovas fertilizadas de peixes-zebra. Em seguida, em intervalos de 24, 48, 72 e 96 horas, os embriões foram analisados no microscópio para avaliar se a exposição havia causado deformidades e também se tinha inviabilizado o desenvolvimento.

Testes

Cada substância, em cada uma das dosagens determinadas, foi testada em três aquários diferentes, cada um com 20 embriões – uma forma de triplicar resultados, garantindo acurácia. “Acompanhamos o desenvolvimento dos embriões, verificando se apresentavam alterações morfológicas, se estavam desenvolvendo a coluna vertebral, os olhos, a boca, se o coração continuava batendo”, explicou. “E, após o nascimento, também o nado dos peixinhos.”

Três dos dez pesticidas analisados (glifosato, melathion e piriproxifem) causaram a morte de todos os embriões de peixes em apenas 24 horas de exposição, independentemente da concentração do produto utilizada. Esse espectro foi da dosagem mínima indicada, 0,66mg/ml, até 0,022mg/ml, que teoricamente deveria ter se mostrado inofensiva.

O glifosato é, de longe, o defensivo mais usado na agricultura brasileira: representa um terço dos produtos utilizados.

Também é considerado muito perigoso. A substância é relacionada, em outros estudos, à mortandade de abelhas em todo o mundo. É apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como potencialmente cancerígena para mamíferos e seres humanos. O uso do glifosato é proibido na Áustria e será banido na França até 2022.

Os outros sete pesticidas analisados (abamectina, acefato, alfacipermetrina, bendiocarb, carbofurano, diazinon, etofenprox) causaram mortes de peixes em maior ou menor porcentagem, em todas as concentrações testadas. E mesmo entre os que sobreviveram “muitos apresentavam padrão de nado alterado que decorre da malformação das nadadeiras ou que podem sinalizar problemas neuromotores decorrentes da exposição ao veneno”.

Para lembrar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou este ano 290 agrotóxicos. Pelo ritmo das liberações, a tendência é de que seja batido o recorde de 2018, quando o governo de Michel Temer autorizou a comercialização de 450 substâncias. A maioria não é propriamente de novos produtos, mas sim de novas formulações para substâncias anteriormente liberadas, diz a Anvisa.

Embora aprovadas pelas regras brasileiras e consideradas seguras quando manuseadas corretamente e nas doses indicadas, muitas são proibidas nos EUA e na Europa. Mês passado, a Anvisa também fez reclassificação e mudou a rotulagem. Segundo a agência, essa decisão visa a seguir um padrão internacional. Porém, como alertaram cientistas, a nova classificação reduz significativamente o número de defensivos categorizados como “extremamente tóxicos”.

Indícios

Os resultados obtidos nos peixes, segundo os cientistas, são um forte indício da toxicidade dos produtos ao meio ambiente. Eles também apontam que pode haver danos aos seres humanos. “Nunca poderemos dizer que será igual (ao que foi observado nos peixes)”, afirmou a pesquisadora. “Mas, como geneticamente somos 70% iguais a esses animais, é muito alta a probabilidade de que a exposição aos agrotóxicos nos cause problemas.”

De qualquer forma, sustenta a pesquisadora, o estudo é um importante alerta. “Essas substâncias podem causar sérios problemas aos trabalhadores que as manipulam e ao ecossistema como um todo”, disse. “Conforme o agrotóxico é borrifado nas verduras e nas frutas, ele cai no solo, na água, contamina todos os animais que estão ali e também o homem que se alimenta desses animais e desses vegetais. É uma cadeia.”

Responsável pelo Atlas Geografia dos Agrotóxicos no Brasil, Larissa Mies Bombardi, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), concorda com a colega. Para ela, os peixes funcionam como sentinelas, apontando um problema maior. “É o mesmo caso das abelhas, dos polinizadores”, afirmou. “Os sentinelas revelam que algo maior está acontecendo, algo que vai além daquela espécie.”

Pesquisador de Saúde Pública da Fiocruz, Luis Claudio Meirelles ocupou, por mais de uma década, a gerência geral de toxicologia da Anvisa. Segundo ele, a situação atual do País no que afirma respeito ao uso dos defensivos agrícolas é preocupante. “Somos campeões no uso de agrotóxicos no mundo e dispomos de uma estrutura de controle e vigilância muito aquém dos volumes utilizados e dos impactos provocados”, afirma.

“Além disso, os investimentos em pesquisa são muito baixos e, nos últimos tempos, tivemos uma liberação absurda de produtos, além de uma nova normatização para classificação e rotulagem de agrotóxicos. Socialmente, o País está perdendo. Estamos no caminho contrário do resto do mundo”, diz Meirelles.

  • Cabelos
  • Nutracêuticos
  • Difusores
  • Corpo
  • Pés e Mãos
  • Rosto




  • Setembro Amarelo:Temos que estar atentos

    10 coisas que as pessoas com depressão querem que você saiba.

    ... saiba mais

  • Fumaça de queimadas ameaça à saúde

    Por que queimadas prejudicam a saúde? A saúde humana é afetada pelas queimadas porque a fumaça proveniente dela contém diversos elementos tóxic

    ... saiba mais

  • Não há dose segura de agrotóxico

    Trabalho do Instituto Butantã aponta riscos em dez dos principais pesticidas usados no País.

    ... saiba mais

  • O açúcar faz tão mal quanto o cigarro?

    Acredita-se que uma geração inteira de crianças terá uma vida menos saudável que o dos pais por causa do açúcar.

    ... saiba mais

  • Novo Medicamento contra Câncer de Mama

    Aumenta a taxa de sobrevivência de mulheres jovens chegou a 70% das pacientes contra 46% das que receberam o tratamento padrão.

    ... saiba mais

  • Sua dor de cabeça é enxaqueca crônica?

    A dor é tanta que fica difícil abrir os olhos, se mover, conversar com as pessoas e se concentrar?

    ... saiba mais

  • Fungo Imune a Drogas Preocupa Países

    O fungo Candida auris ataca pessoas com seu sistema imunológico debilitado e vem se espalhando silenciosamente pelo globo.

    ... saiba mais

  • Cogumelos Reduz a Perda da Memória

    Comer cogumelos ao menos duas vezes por semana pode ajudar a prevenir problemas de memória e fala em pessoas com mais de 60 anos.

    ... saiba mais

  • Os Riscos das Bebidas Diet

    Bebidas diet aumentam risco de ataque cardíaco, AVC e morte precoce em mulheres.

    ... saiba mais

  • Insulina em Pílula Substitui Injeção

    A cápsula, que tem o tamanho de um comprimido, libera a substância ao chegar no estômago e pode facilitar a vida de diabéticos do tipo 1.

    ... saiba mais

  • Bactérias do intestino

    Segundo pesquisas, equilíbrio da microbiota fortalece o sistema imunológico, ajuda a emagrecer a pode ser a chave para problemas como diabetes tipo

    ... saiba mais

  • Saúde de Dentro para fora

    O segredo para ter uma pele perfeita começa na mesa.

    ... saiba mais

  • Não dormir pode provocar doenças sérias.

    De obesidade a AVC, os problemas de saúde relacionados a noites mal dormidas

    ... saiba mais

  • Pesquisadores Criam Pomada Contra Aranha

    Todos os anos, a aranha-marrom (Loxosceles sp) pica cerca de 7 mil pessoas no Brasil. O veneno dela pode causar necrose

    ... saiba mais

  • Por que está todo mundo com alergia?

    O mundo está ficando cada vez mais alérgico a alimentos

    ... saiba mais

  • Plantar árvores é uma Medida de Saúde

    E se as cidades conseguissem, com uma só medida, reduzir a obesidade e a depressão, aumentar a produtividade e o bem-estar e diminuir a incidência

    ... saiba mais

  • O Perigo Escondido no Iogurte

    Iogurtes são considerados por muita gente um alimento saudável, mas um estudo mostrou que não é bem assim.

    ... saiba mais

  • Novos Neurônios com um Simples Exercício

    Somos capazes de criar novos neurônios em qualquer idade com um simples exercício.Calce os tênis, seu cérebro agradecerá

    ... saiba mais

  • 9 Sinais de que Você está Envelhecendo

    Os sinais de que os anos estão passando. Podemos desfrutar da vida ainda que tenhamos uma idade avançada.

    ... saiba mais

  • Sorvete para Pacientes em Quimioterapia

    Pesquisadoras brasileiras criam sorvete que alivia sintomas em pacientes sob quimioterapia

    ... saiba mais

  • Sinal Vermelho para Gordurinha Abdominal

    Saiba como se beneficiar da laranja vermelha e do Opuntia fícus para entrar em forma.

    ... saiba mais

  • Intestino é Nosso 2º Cérebro

    Porque o intestino é considerado nosso 2º cérebro e outros 5 fatos surpreendentes sobre o órgão.

    ... saiba mais

  • Óleo de coco é realmente saudável?

    O óleo de coco está definitivamente na moda mas os rumores dos benefícios à saúde do óleo de coco são reais?

    ... saiba mais

  • Desenvolvimento Sustentável em Debate

    A Dehon é coordenadora executiva do Movimento ODS que promove o debate com lideranças sobre o desenvolvimento sustentável

    ... saiba mais

  • Os Números da Obesidade no Brasil

    A nova realidade do Brasil: 1 em cada 5 adultos é obeso e metade da população está acima do peso.

    ... saiba mais

  • Não Fumantes e Câncer de Pulmão

    Por que não fumantes estão sofrendo cada vez mais com o câncer de pulmão?

    ... saiba mais

  • Como Devo Dormir, Segundo a Ciência

    Dormir de lado é melhor do que dormir de bruços, mas qual lado é melhor?

    ... saiba mais

  • Porque não Comer Carboidratos Bege

    Dietas pobres em carboidratos costumam ser conhecidas pela rápida perda de peso. Mas você sabia que a cor dos carboidratos que você consome também

    ... saiba mais

  • 1º de agosto- Dia de Sobrecarga da Terra

    A partir de 1º de agosto a Humanidade entra em déficit ambiental com o planeta. Dia da sobregarga chega mais cedo.

    ... saiba mais

  • Crianças com Desequilíbrio Hormonal

    Crianças brasileiras estão expostas a moléculas que mudam equilíbrio hormonal. Cosméticos são prováveis fontes de muitos disruptores endócrino

    ... saiba mais

  • Pílula Substituirá Injeção de Insulina

    Pesquisadores da Universidade de Harvard superaram desafio de absorção da insulina no estômago. Eles envolveram composto em material que permite ad

    ... saiba mais

  • Aspirina contra Alzheimer

    Estudo mostra que tratamento com baixas doses de aspirina pode ser um novo caminho para enfrentar a doença de Alzheimer .

    ... saiba mais

  • Libere os hormônios da felicidade.

    Os hormônios da felicidade: como desencadear efeitos da endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina.

    ... saiba mais

  • O VERDE-AMARELO TOMOU CONTA DA BELEZA!

    O que a natureza nos oferece para cuidar da beleza da pele e do cabelo? Os vegetais amarelados e os verdes são ricos em vitaminas e oligoelementos im

    ... saiba mais

  • MPF quer Liberar "Pílula do Câncer"

    MPF pede que a fosfoetanolamina seja reconhecida como suplemento alimentar e tenha comercialização liberada no país

    ... saiba mais

  • Novo Tratamento para Câncer Terminal

    Após terapia experimental, médicos dizem que mulher em estágio terminal está livre do câncer.

    ... saiba mais

  • Dia Mundial do Meio Ambiente

    5 ideias para reduzir a poluição plástica, tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2018.

    ... saiba mais

  • Possível cura para Calvície

    Uma potencial cura para a calvície foi descoberta a partir do uso de um medicamento que originalmente é utilizado para t

    ... saiba mais

  • Novo Medicamento para Esclerose Múltipla

    Medicamento se liga à célula de defesa e impede progressão da doença. Na esclerose, pacientes têm dificuldade para caminhar e podem apresentar co

    ... saiba mais

  • Café: Benefícios para a Mente e Corpo

    Beber café de excelente qualidade traz muitos benefícios para a mente e o corpo

    ... saiba mais

  • Adoçantes X Diabetes e Obesidade

    Adoçantes artificiais também podem aumentar riscos de obesidade e diabete, diz estudo

    ... saiba mais

  • O que comer antes de dormir

    O que comer antes de dormir para construir músculos, perder peso e melhorar humor.

    ... saiba mais

  • Herpes-zóster e o estresse

    Os primeiros sintomas da herpes-zóster parecem os de uma reação alérgica.

    ... saiba mais

  • Neurociência: Criança precisa ir pra rua

    Por que a garotada precisa brincar ao ar livre? Segundo a neurociência. Tempo dedicado às brincadeiras em ambientes naturais diminuiu nas últimas

    ... saiba mais

  • Mais chocolate, menos barriga, menos...

    Contribuir para perder a barriguinha e/ou diminuir a celulite comendo chocolate? Isso sim é notícia boa!

    ... saiba mais

  • Você está bebendo plástico na água?

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai iniciar uma análise sobre os potenciais riscos da presença de plástico na água que bebemos. Ela lev

    ... saiba mais

  • Queda capilar: 6 fatores que influenciam

    Os fatores que influenciam na saúde do cabelo: estresse, genética, químicas, vitaminas, hormônios e metabolismo.

    ... saiba mais

  • Dehon traz dr. Lair para Santa Catarina

    Dr Lair Ribeiro estará em Santa Catarina nos dias 10 e 11 de março para o 8º Encotro DEHON de Estudos e Atualização.

    ... saiba mais

  • Por onde começa o Câncer de Pâncreas

    Uma equipe internacional liderada pelo dr.Real acaba de descobrir em ratos o “grid de largada” do câncer pancreático.

    ... saiba mais

  • Cientistas criam "Plástico" de Batatas

    Fécula de batata e amido de milho podem se tornar copos descartáveis. Sabemos que o plástico é um problema sério para o planeta- os oceanos est

    ... saiba mais

  • Os 5 melhores exercícios físicos

    Se você acha que correr uma maratona é a maneira mais simples de ficar sempre em forma, está enganado. Pelo menos é o que dizem os estudiosos de H

    ... saiba mais

  • Refrigerante e a Obesidade Infantil

    Brasil: 56% das crianças bebem Coca-Cola antes de completar 1 ano O refrigerante está presente do cotidiano das crianças brasileiras desde muito c

    ... saiba mais

  • Por que se fala tanto em Ômega 3?

    Ômega 3 é um ácido graxo e está relacionado com a saúde e o rendimento físico e cerebral.

    ... saiba mais

  • Pesquisa Produz Chocolate com Probiótico

    Pesquisadora da USP produz chocolate funcional com probióticos Alimento com lactobacilos vivos melhora funções intestinal

    ... saiba mais

  • Hábitos que Podem Prejudicar a Tireoide

    Os hormônios produzidos pela glândula tireoide são responsáveis pelo metabolismo do corpo. Quando estes hormônios não são sintetizados em uma q

    ... saiba mais

  • Diabete Tipo 2 Eliminada com Dieta.

    Em experimento feito por britânicos, 149 diabéticos passaram três meses alimentando-se apenas de fórmula com baixas calorias

    ... saiba mais

  • Café e Chocolate e o Coração

    Café e chocolate reduzem chance de doenças cardíacas. O chocolate tenha alta concentração de cacau.

    ... saiba mais

  • Mais descanso e menos antibiótico

    Mais descanso e menos antibiótico: a receita para evitar superbactérias. Persiste no Brasil uma "cultura do antibiótico"Persiste no Brasil uma "cul

    ... saiba mais

  • Uso do Omeprazol dobra risco de câncer.

    De acordo com a pesquisa as drogas do grupo de inibidores de bomba de próton (IBP) – incluindo também Pantoprazol e lansoprazol – a medicação

    ... saiba mais

  • Relação entre Câncer e Açúcar

    Relação entre câncer e açúcar é diferente e mais forte do que se imaginava, diz estudo.

    ... saiba mais

  • CACAU: PRAZER SEM CULPA

    Nos últimos anos, surgiram muitas publicações cientificas sobre os benefícios dos flavonoides do cacau nas doenças cardíacas e no câncer.

    ... saiba mais

  • Câncer de Mama e Atividade Física

    No outubro rosa é bom lembrar da importância do exercício físico para a prevenção e o tratamento do câncer de mama.

    ... saiba mais

  • Ibuprofeno e o risco de parada cardíaca

    Pesquisa demonstra os problemas de anti-inflamatórios.

    ... saiba mais

  • Cabelos Brancos antes dos 30 anos?

    Um belo dia você acorda, penteia os cabelos e dá um grito! Você não tem nem 30 anos e já apareceram os primeiros fios brancos na sua cabeça!

    ... saiba mais

  • Movimento Nacional dos ODS: o que é?

    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    ... saiba mais

  • Cientistas criam cerveja probiótica

    Cientistas asiáticos criaram uma cerveja funcional probiótica que, segundo uma nova pesquisa, poderia impulsionar a imunidade e melhorar a saúde in

    ... saiba mais

  • Droga viva contra o câncer

    Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer.

    ... saiba mais

  • Estudo recomenda: consuma mais gorduras

    Estudo recomenda: consuma mais gorduras e menos carboidratos e frutas.

    ... saiba mais

  • Por uma Rotulagem Nutricional Adequada j

    Atualmente, mais da metade dos adultos brasileiros está com o peso acima do recomendado e 19% são consideradas obesos. Entre as crianças de 5 a 9 a

    ... saiba mais

  • Ativos Clareadores: uma visão geral

    Uma visão geral dos estudos realizados para ativos clareadores.

    ... saiba mais

  • Hipotireoidismo

    Geralmente encontramos opiniões que relacionam o hipotireoidismo apenas com o ganho de peso e a maior dificuldade no...

    ... saiba mais

  • Margarina faz mal à saúde mesmo?

    A margarina é um produto muito didático quando queremos avaliar de que forma o poder da indústria e da mídia ligada à...

    ... saiba mais

  • Melatonina melhora desempenho esportivo

    Em testes com ratos, o hormônio do sono aumenta em até 150% o tempo de execução da atividade física, mostra estudo...

    ... saiba mais

  • Sintomas silenciosos do câncer de pele

    Às vésperas do início do verão, médicos alertam para sintomas silenciosos do câncer de pele

    ... saiba mais


Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Redes Sociais