Cientistas decidiram investigar por que o vinho tinto pode causar dores de cabeça em algumas pessoas que normalmente não sentem dores de cabeça, quando estas bebem pequenas quantidades de outras bebidas alcoólicas.
O estudo, publicado na revista Scientific Reports, sugere que a quercetina, um flavonoide encontrado naturalmente nos vinhos tintos, pode interferir no metabolismo do álcool e ser responsável por estas dores de cabeça.
O álcool é metabolizado no corpo por uma enzima chamada álcool desidrogenase (ADH). O ADH converte o álcool em acetaldeído, que é um composto tóxico. O acetaldeído é então metabolizado em ácido acético, que é inofensivo.
Mas a quercetina pode inibir a atividade do ADH. Isso significa que o álcool é metabolizado mais lentamente, levando ao acúmulo de acetaldeído e causando uma série de sintomas, como dores de cabeça, rubor facial e náusea.
Quando a quercetina é metabolizada pelo álcool, ela interfere no processo normal do metabolismo, bloqueando-o e levando ao acúmulo da toxina acetaldeído.
A pesquisa levanta a hipótese de que as pessoas mais suscetíveis às dores de cabeça do vinho tinto podem ter uma enzima que não funciona de maneira ideal para quebrar o acetaldeído, permitindo que ele se acumule no sistema.
Hoje, já tem disponível para serem manipuladas, algumas enzimas que ajudam a degradar este acetaldeído e outros compostos responsáveis pelo desconforto da dor de cabeça.
Converse com um dos farmacêuticos da DEHON e tire suas dúvidas.
Não se trata de propaganda, e sim, de descrição do produto, consulte sempre um especialista. Medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante apresentação da receita, envio por e-mail ou whatsapp, sujeitos ainda a avaliação do farmacêutico responsável.
As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área de saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.