BLOG

Por que o vinho tinto costuma causar mais dores de cabeça quando comparado a outras bebidas alcoólicas?

Beber álcool demais pode ter consequências muito ruins para o corpo. Entre as mais imediatas e óbvias está a dor de cabeça. Porém, nem todo mundo sofre com isso, e a quantidade e o tipo de consumo que causa esse quadro podem variar de acordo com cada indivíduo. Algumas pessoas sofrem da chamada “dor de cabeça do vinho tinto”, desconforto que costuma aparecer entre 30 minutos e três horas após beber apenas uma taça dessa bebida.

Cientistas decidiram investigar por que o vinho tinto pode causar dores de cabeça em algumas pessoas que normalmente não sentem dores de cabeça, quando estas bebem pequenas quantidades de outras bebidas alcoólicas.

O estudo, publicado na revista Scientific Reports, sugere que a quercetina, um flavonoide encontrado naturalmente nos vinhos tintos, pode interferir no metabolismo do álcool e ser responsável por estas dores de cabeça.

O álcool é metabolizado no corpo por uma enzima chamada álcool desidrogenase (ADH). O ADH converte o álcool em acetaldeído, que é um composto tóxico. O acetaldeído é então metabolizado em ácido acético, que é inofensivo.

Mas a quercetina pode inibir a atividade do ADH. Isso significa que o álcool é metabolizado mais lentamente, levando ao acúmulo de acetaldeído e causando uma série de sintomas, como dores de cabeça, rubor facial e náusea.

Quando a quercetina é metabolizada pelo álcool, ela interfere no processo normal do metabolismo, bloqueando-o e levando ao acúmulo da toxina acetaldeído.

A pesquisa levanta a hipótese de que as pessoas mais suscetíveis às dores de cabeça do vinho tinto podem ter uma enzima que não funciona de maneira ideal para quebrar o acetaldeído, permitindo que ele se acumule no sistema.

Hoje, já tem disponível para serem manipuladas, algumas enzimas que ajudam a degradar este acetaldeído e outros compostos responsáveis pelo desconforto da dor de cabeça.

Converse com um dos farmacêuticos da DEHON e tire suas dúvidas.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Dehon, Farmácia de Manipulação

Não se trata de propaganda, e sim, de descrição do produto, consulte sempre um especialista. Medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante apresentação da receita, envio por e-mail ou whatsapp, sujeitos ainda a avaliação do farmacêutico responsável.

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área de saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.

Área Restrita

Acompanhe Dehon nas redes sociais